top of page

RESENHA | Tempestade de ônix - Rebecca Yarros

Foto do escritor: Mundos em LetrasMundos em Letras

capa do livro: tempestade de ônix - rebecca yarros

Sinopse: Depois de quase dezoito meses no Instituto Militar Basgiath, Violet Sorrengail sabe que não há mais tempo para lições. Não há mais espaço para incertezas. Porque a guerra começou de verdade, e, com inimigos tão poderosos – tanto de fora das muralhas de Basgiath quanto dentro de suas fileiras –, é impossível saber em quem confiar.


Agora, Violet precisa viajar para além das enfraquecidas defesas de Aretia, a fim de buscar em terras desconhecidas aliados dispostos a lutar ao lado de Navarre. Essa jornada testará os limites de sua inteligência, bem como de sua sorte e de seu poder, mas Violet estará disposta a tudo o que for preciso para salvar o que mais ama: seus dragões, sua família, sua casa e ele.


Mesmo que isso signifique guardar um segredo grande o bastante para destruir tudo.


Eles precisam de um exército. Eles precisam de poder. Eles precisam de magia. E precisam de algo que só Violet pode encontrar: a verdade. Mas uma tempestade está se formando... e nem todos sobreviverão a sua fúria.



 

Ordem de leitura da série O Empyriano:

  1. Quarta Asa

  2. Chama de Ferro

  3. Tempestade de ônix

  4. Sem título divulgado

  5. Sem título divulgado


 

Essa resenha tem spoilers de Quarta Asa e Chama de Ferro!


Resenha: Tempestade de Ônix - Rebecca Yarros


Tempestade de ônix é o terceiro livo da série O Empyriano, assim como nos dois livros anteriores a escrita da Rebecca Yarros segue sendo fluída e bem gostosinha de ler. Esse livro demorou um pouco para me pegar, achei o começo meio chatinho, mas depois que a história me conquistou não consegui parar de ler. E para quem ainda não leu o terceiro livro e chora facilmente com livros como eu: prepare os lencinhos! A partir de 85% do livro, eu só chorava.


Esse livro já me emocionou na dedicatória, com certeza ele entrou para lista das minhas dedicatórias preferidas:

Para aqueles que não estão no grupo dos populares, aqueles que são pegos lendo um livro escondido embaixo da carteira, aqueles que sentem que nunca são convidados, incluídos ou representados em nada. Vistam seus uniformes. Temos dragões a serem montados.

A Violet me irritou um pouco nesse livro. Em muitos momentos do livro ela seguia cegamente o que o reino e os escribas tinham falado sobre o mundo, sem pensar em outras possibilidades mesmo que ela já soubesse que a história foi "editada" pelos escribas e que poucas pessoas no reino sabiam a verdade. Esse comportamento dela já estava presente no segundo livro nos momentos em que ela preferia inventar suposições a perguntar as coisas para o Xaden porque tinha medo da verdade. No segundo livro, eu entendi que a personagem estava passando por um momento difícil e se sentia traída, mas em Tempestade de ônix esse comportamento é só irritante.


Nesse livro nós descobrimos mais coisas sobre o pai de Violet, e em determinados momentos, a personagem tem que lidar com o fato de que aquele pai que ela idealizou tinha muitos segredos e era uma pessoa falha como todas as outras. Eu gostei bastante de ver mais sobre o pai de Violet, porque nos livros anteriores ficava a sensação de que seu pai era uma ótima pessoa e a mãe era uma pessoa horrível que ajudou a sustentar uma mentira e puniu as pessoa que queriam que a verdade fosse revelada (os rebeldes de Tyrrendor).

Ela não vai entender por que você a manteve no escuro. Você partiu cedo demais, deixou planos demais inacabados. Agora só podemos torcer para que o elo entre nossas filhas seja forte o bastante para suportar os caminhos que elas escolheram. Precisam uma da outra para conseguirem sobreviver. — CORRESPONDÊNCIA NUNCA ENVIADA E RECUPERADA DA GENERAL LILITH SORRENGAIL

Estou muito curiosa para saber mais sobre os deuses e o que diferencia as pessoas que foram oferecidas aos templos do resto da população. Vimos nesse livro que os pais de Violet ofereceram ela no templo de Dunne para que ela virasse uma sacerdotisa do templo e que as pessoas que seguem Dunne tem o cabelo igual ao de Violet (com a mecha branca). Tenho a sensação que os deuses serão importantes nos próximos livros, já que eles apareceram bastante em Tempestade de ônix. As ilhas visitados tinham os nomes dos deuses, os templos tiveram bastante destaque e todos os moradores das ilhas conheciam Navarre por outro nome. Acho que isso terá importância no futuro, já que a Rebecca joga muitas pistas soltas nos livros que posteriormente gera uma reviravolta e sempre podemos voltar e ver que ela já estava anunciando algo.


Uma dúvida que eu tinha desde o primeiro livro e que nesse ficou mais evidente é sobre o cavelheiro anterior de Tairn. Em Quarta Asa é dito que ele morreu tentando salvar a vida de Brennan (irmão da Violet) e no final descobrimos que o irmão da Violet estava vivo o tempo todo. Tanto Tairn quanto Brennan nunca dizem que Naolin estava morto. Quando Tairn vai se referir ao seu cavelheiro anterior, ele diz "não quero perdê-la assim como aquele que veio antes de você", ao mesmo tempo que essa frase dá a ideia que Naolin morreu também pode significar que ele está vivo e que a perda a que Tairn se refere não é a morte, mas que ele virou um venin. A marca na mão do Brennan no final do livro, também me deixou com a sensação que ainda não sabemos totalmente o que ocorreu quando Naolin salvou ele.


Quando eu disse no livro anterior que queria ver mais da Imogen, eu não estava falando daquele final. E depois daquela batalha no final, eu tenho a sensação de que a Imogen vai ter um par romântico nos próximos livros. O final do livro é um cliffhanger desesperador e o que será que tinha nas memórias da Violet que a Imogen apagou a pedido da própria Violet.


Em Tempestade de ônix, finalmente vamos conhecer outros dragões da mesma raça que a Adarna e era melhor não ter conhecido. Eles são muito irritantes e cabeça duras! Relendo o primeiro livro, eu percebi que a Violet descreve os Irid no capítulo 10 só que no capítulo ela está se referindo aos dragões rabo-de-pena (dragões filhotes). Como os dragões protegem as informações sobre os filhotes e a sétima raça de dragões foi apaga da história de Navarre, acho que Violet estava se referindo aos Irid e a Rebecca estava dando pistas sobre a sétima raça desde o primeiro livro.

"Os dragões Rabo-de-pena são a espécie que menos conhecemos. Isso porque, supostamente, os dragões Rabo-de-pena abominam a violência e não são compatíveis com a união. Apesar disso, este estudioso não pode afirmar nada com certeza, já que nenhum Rabo-de-pena saiu do Vale durante toda a minha vida" (Quarta Asa, Capítulo 10).

 

Quotes


Às vezes, eu me preocupo com a Violet. Ela puxou a sua astúcia, sua inteligência aguçada e seu coração inabalável, tudo isso combinado à minha obstinação. Quando ela decidir doar por inteiro aquele coração dela, tenho medo de que isso vá dominar todos os outros dons que concedeu a ela, e a lógica cederá a voz para o amor. E se os dois primeiros relacionamentos que ela teve servirem de indício do que podemos esperar pela frente… que os deuses a ajudem, meu amor. Temo que nossa filha tenha um gosto atroz para homens. — CORRESPONDÊNCIA NUNCA ENVIADA E RECUPERADA DA GENERAL LILITH SORRENGAIL
Talvez você fique brava quando descobrir que não te acordei para me despedir, mas é só porque não confio mais tanto assim na minha habilidade de conseguir ir embora. — CORRESPONDÊNCIA RECUPERADA DE SUA GRAÇA, TENENTE XADEN RIORSON, DÉCIMO SEXTO DUQUE DE TYRRENDOR, ENDEREÇADA À CADETE VIOLET SORRENGAIL
— Precisa que eu enterre algum corpo? — pergunto, minhas mãos se mexendo rápido para sinalizar. — Porque Andarna ficaria muito contente em torrar alguns escribas se estiverem agindo feito uns babacas. Eu ficaria mesmo contente — comenta ela, alegre. Não — ralha Tairn. — Não dê corda.

Meu controle é uma ilusão quando se trata de você. Você é o templo que eu escolho venerar.



Kommentarer


Quem lê um livro vive mil vidas, quem não lê vive só uma. 

George R. R. Maritn 

  • Acompanhe a Mundos em Letras em outras plataformas!

©2024 por Mundos em Letras . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page