Chama de Ferro é o segundo livro da série O Empyriano de Rebecca Yarros.
Ordem de leitura da série O Empyriano:
Quarta Asa
Chama de Ferro
Tempestade de ônix
Sem título divulgado
Sem título divulgado
Chama de Ferro: sequência do fenômeno mundial Quarta Asa (Série O Empyriano, Livro 2) – Rebecca Yarros
Sinopse: Todos esperavam que Violet Sorrengail morresse durante seu primeiro ano no Instituto Militar Basgiath... inclusive ela própria. Mas a Ceifa foi apenas o primeiro teste, cujo objetivo maior era eliminar os mais fracos, os considerados indignos e os mais azarados.
No entanto, agora começa o verdadeiro treinamento, e Violet já se pergunta como – e se – vai conseguir sobreviver. Não apenas porque o processo é extremamente exaustivo e repleto de armadilhas, ou porque cada etapa é projetada para levar os novos cavaleiros aos limites da dor e do sofrimento, mas por causa do novo vice-comandante, que parece ter como missão pessoal convencer Violet de que ela jamais será capaz de controlar suas habilidades extraordinárias... a menos que traia o homem que ama.
Embora o corpo de Violet seja mais fraco e frágil do que o de todos os demais cavaleiros, ela pode contar com sua inteligência, além de uma determinação de ferro. E ela ainda se lembra da lição mais importante que Basgiath lhe ensinou: cavaleiros de dragão fazem suas próprias regras.
Mas inteligência, determinação e força de vontade não serão suficientes esse ano, já que Violet descobrirá um segredo escondido por séculos, e nada, nem mesmo o mais poderoso fogo de dragão, pode ser suficiente para salvá-los no final.
Compre: Amazon | Magazine Luiza | Mercado Livre | Shopee
Essa postagem tem spoilers de Quarta Asa!
O que você esperar desse livro?
Muita Ação
Romance
Fantasia
Dragões
Reviravoltas
Representatividade: Protagonista com uma doença crônica
Escrita muito gostosinha e fluída
Intrigas Políticas
Tropes: Inimigos para amantes (enemies to lovers), Família encontrada (found family)
Magia
Cliffhanger
Resenha
O livro começa no mesmo momento em que Quarta Asa terminou, não tem passagem de tempo. Esse livro tem muito mais ação que o primeiro que era focado na construção de mundo. O relacionamento de Violet e Xaden ganha muito mais desenvolvimento, com Violet tendo que lidar com a traição que ocorreu no final de Quarta Asa (P.S. a traição não é uma traição romântica, ele mentiu para ela.) O relacionamento de Xaden e Violet fica de lado em alguns momentos com os personagens tendo que lidar com seus próprios traumas e tentando superar isso para que possam ter um relacionamento.
Tairn e Adarna continuam sendo a melhor coisa do livro e ver Tairn tendo que lidar com uma Adarna adolescente foi muito engraçado.
A Violet não me incomodou nesse livro, mas entendo que algumas pessoas possam achá-la irritante. A personagem está menos confiante, o que é justificável após ela descobrir que quase todas as pessoas ( e dragões) que ela confiava estavam mentindo, de alguma forma, para ela.
Sei que algumas pessoas não gostaram da Cat, mas eu amei ela. Logo que ela apareceu eu achei que seria mais um livro com plot de rivalidade feminina (de certa forma foi, mas eu gostei). Gostei que Cat não estava disputando o amor de Xaden com Violet, mas sim a Coroa (gosto de mulheres que não tem medo de serem ambiciosas). Gostei que elas terminaram o livro em uma relação de respeito mútuo. Eu sabia que iria gostar da Cat logo de que ela apareceu porque ela me lembra muito a Imogen do primeiro livro. Falando na Imogen eu queria que ela tivesse mais destaque nesse livro, gosto muito dela e ela quase não apareceu.
No primeiro livro eu fiquei em dúvida sobre a mãe de Violet e suas intenções, nesse livro temos respostas. Achei o final da mãe da Violet triste e fiquei com a impressão que ela tentou falar algo para Violet no final e a Violet não deu muita atenção a isso (porque tava ocupada tentando em salvar todo mundo).
O livro termina em Cliffhanger, mas eu achei um cliffhanger tranquilo em comparação com o final de Quarta Asa.
Citações
Porque amor, lá no fundo, é esperança. A esperança do amanhã. A esperança do que poderia ser. A esperança de que aquele a quem você se confiou por inteiro vai te resguardar e te proteger de tudo. E a esperança? Essa merda é mais difícil de matar do que um dragão. (Chama de Ferro, Rebecca Yarros)
— Se as últimas semanas serviram para mostrar alguma coisa para você, deveria ser que eu nunca fujo da verdade, não importa se ela é difícil ou o que vai me custar. — Bom, a verdade me custou você — responde ele. (Chama de Ferro, Rebecca Yarros)
— Você é capaz de me ferir de jeitos que sequer imagina, Violet. Posso ter a habilidade para desferir um golpe mortal, mas só você tem o poder de me destruir. Agora, podemos conversar aqui ou podemos ir ver se Sgaeyl e Tairn já acabaram de brigar e querem voar pela tempestade de neve até o pico vazio mais próximo; mas não se engane, vamos ter que resolver isso. (Chama de Ferro, Rebecca Yarros)
Commentaires