A descoberta das bruxas – Deborah Harkness (Autor), Márcia Frazão (Tradutor)

Sinopse: Durante uma pesquisa na Biblioteca Bodleiana de Oxford, a acadêmica Diana Bishop encontra um manuscrito chamado Ashmole 782. Descendente de uma antiga e notória linhagem de bruxas, que renega, Diana sente que tem em mãos mais de mil anos de pura magia. Justamente por ser aquilo de que mais foge, depois de tomar algumas notas sobre o que encontra ali, rapidamente recoloca o estranho livro na estante.
Mas o que Diana não sabe é que esse antigo texto alquímico, dado como perdido há séculos, trará à tona um mundo paralelo aterrador: junto com ele, uma horda de demônios, bruxas e vampiros adentra as salas de leitura da biblioteca. Uma dessas criaturas é Matthew Clairmont, um enigmático e eminente geneticista - e também um vampiro com grande interesse pelo Ashmole 782, que não hestia em se aproximar da pesquisadora.
À medida que a aliança entre Matthew e Diana passa a ser mais íntima, ela terá que rever antigos tabus, assim como a conflituosa história de sua família - e precisará aprender até onde a mulher moderna, que de fato é, aceita os poderes sobrenaturais que são o seu legado.
Com boas doses de magia, romance e suspense, A descoberta das bruxas é uma trama de dimensões épicas que vai das ruas de pedra de Oxford aos châteaux e montanhas de Auvergne, na França, passando por uma pequena cidade ao norte do estado de Nova York. Enquanto nos deslocamos por diferentes lugares do mundo, somos levados a uma viagem por 1500 anos de história, onde encontramos Clóvis e as Cruzadas, os Cavaleiros Templários e a Revolução Americana.
Compre: Amazon | Magazine Luiza | Mercado Livre

O que você vai encontrar nesse livro?
Bruxas
Vampiros
Demônios
Romance Sobrenatural
Mistérios
O e-book de "A descoberta das Bruxas" está disponível no Kindle Unlimited
Intrigas políticas
Trope: romance proibido
Começa com ausência e desejo. Começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas. (A descoberta das bruxas, Deborah Harkness)
Sobre o livro
A protagonista, Diana Bishop, vem de uma longa linhagem de bruxas poderosas, mas sua relação com a magia é complicada. Desde criança, Diana nunca conseguiu lançar feitiços e após a trágica morte de seus pais decidiu viver uma vida completamente humana, afastando-se de tudo que remetesse ao sobrenatural. Como acadêmica premiada, ela foca sua vida na pesquisa histórica e, mais recentemente, na alquimia.
– Não preciso de pretextos para ficar com você. Você também disse que se apaixonou por mim no dia que teve vontade de me bater com o remo lá no rio. – Os olhos dele pareceram indefesos. – Eu me apaixonei por você muito antes… quando recorreu à magia para pegar aquele livro na estante da Bodleiana. Você pareceu tão aliviada, e depois tão terrivelmente culpada. (A descoberta das bruxas, Deborah Harkness)
Tudo muda quando Diana acidentalmente chama um livro mágico, o Ashmole 782 , na biblioteca Bodleiana. Sem perceber sua importância, ela tenta se livrar dele rapidamente, mas o simples ato de abrir o livro atrai a atenção de bruxas, vampiros e demônios. Cada um desses grupos sobrenaturais deseja o misterioso "Livro da Vida", que guarda segredos capazes de mudar o equilíbrio de poder entre as espécies mágicas. Agora, Diana está no centro de uma caçada que vai transformar completamente sua vida.
Resenha
Apesar de ser um livro volumoso, a leitura de A Descoberta das Bruxas flui com facilidade. A narrativa nos permite descobrir o mundo mágico aos poucos, assim como Diana, que se vê obrigada a confrontar seu legado bruxo e explorar um universo que tentou evitar por tanto tempo. A autora faz um excelente trabalho de construção desse mundo, e é fascinante acompanhar Diana se adaptando a tudo aquilo que desejou ter deixado para trás.
Eu quero o que não devia querer e estou louco por alguém que nunca terei para mim. (A descoberta das bruxas, Deborah Harkness)
O romance entre Diana e Matthew, um vampiro charmoso e enigmático, é um dos pontos altos do livro. O relacionamento deles é um clássico slow burn : eles resistem à atração por um bom tempo, mas, quando decidem ficar juntos, é uma conexão poderosa e cheia de desafios. Sei que algumas pessoas acham o comportamento de Matthew problemático, mas, considerando que ele é um vampiro de séculos de idade, isso não me incomoda.
Série x Livro
Conheci os livros depois de assistir à série e fiquei apaixonado por ambos. A primeira temporada da adaptação é incrível, especialmente considerando que são apenas oito episódios. É claro que algumas coisas ficaram de fora ou foram simplificadas — afinal, o livro é um calhamaço cheio de detalhes importantes.
– Você não precisa me caçar. Eu sou sua. – A coisa não funciona assim – ele argumentou. – Nunca poderei possuí-la completamente. Estarei sempre querendo mais do que você pode dar. (A descoberta das bruxas, Deborah Harkness)
Por exemplo, na série, o romance entre Diana e Matthew acontece muito mais rápido do que no livro, o que pode ser um pouco abrupto para quem gosta romances com mais desenvolvimento. Além disso, a Congregação (o conselho que governa as espécies sobrenaturais) recebe mais atenção na série, mas, ironicamente, sua complexidade é melhor explorada nos livros, onde entendemos mais sobre a influência da família Clairmont e a origem desse conselho.
Ainda há muitas diferenças que gostaria de explorar, e farei uma postagem separada para discutir mais a fundo as adaptações e mudanças entre a série e os livros.
Vale a pena?
A Descoberta das Bruxas é uma leitura cativante para quem ama uma boa mistura de fantasia, romance e mistério. A autora, Deborah Harkness, construiu um mundo rico e detalhado, que vai manter o leitor preso até a última página. Embora existam diferenças entre o livro e a série, ambos são igualmente envolventes e merecem ser apreciados, seja no formato literário ou audiovisual.
Comments