top of page

Dia da visibilidade bissexual: livros, filmes e séries!

Foto do escritor: Mundos em LetrasMundos em Letras

Atualizado: 3 de fev.


Série: The originals. Cena: Casamento de Freya e Keelin
Série: The Originals

Hoje é dia de celebrar o Dia da Visibilidade Bissexual! E nada melhor do que marcar essa data especial com dicas incríveis de livros, filmes e séries que trazem personagens bissexuais em destaque. Por isso, hoje decidi trazer uma lista especial de livros, filmes e séries que têm personagens bissexuais incríveis. Representação importa demais, e ver personagens bissexuais bem construídos e livres de estereótipos nas histórias que consumimos faz toda a diferença. E nada melhor do que explorar esses universos e se sentir visto nas tramas que amamos, né?


Se você está procurando novas leituras ou quer se jogar em séries e filmes com diversidade, essa lista tá cheia de personagens bi maravilhosos que vão te inspirar e emocionar. Então, prepare a pipoca (ou separe um tempo para ler) e vem descobrir essas histórias incríveis!




Atenção! Essa postagem contém spoilers das obras mencionadas.


 

Os sete maridos de Evelyn Hugo Capa comum – Taylor Jenkins Reid (Autor), Alexandre Boide (Tradutor)


LIVRO


Livro: Os Sete maridos de evelyn Hugo

Sinopse: Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido… pela sétima vez. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história ― ou sua “verdadeira história” ―, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.



“Isso não te incomoda? Que seus maridos tenham se tornado um assunto tão importante, mencionado tantas vezes nas manchetes, que quase ofuscaram você e seu trabalho? Que aquilo que todo mundo menciona quando fala de você são os sete maridos de Evelyn Hugo?”.

“Não”, ela me disse. “Porque eles são só maridos. A Evelyn Hugo sou eu. E, de qualquer forma, acho que, quando souberem a verdade, as pessoas vão se interessar muito mais pela minha esposa.”


FILME


A adaptação do livro Os Sete Maridos de Evelyn Hugo já tem diretora confirmada: Leslye Headland, conhecida por seu trabalho em Boneca Russa. A produção executiva ficará por conta da própria autora do livro, Taylor Jenkins Reid. A novidade foi anunciada pelas redes sociais da Netflix.


O filme será uma produção original da plataforma de streaming, mas ainda não tem data de estreia ou elenco definido.


 

Six of crows: Sangue e mentiras – Leigh Bardugo (Autor), Eric Novello (Tradutor)


LIVRO


Livro: Six of Crows - Leigh Bardugo

Sinopse: A oeste de Ravka, onde Grishas são escravizados e envolvidos em jogos de contrabandistas e mercadores...fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.


Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.


Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma Grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.


O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.




Cena de Shadow and bone. Jesper e Wylan

SÉRIE


Os Crows ainda não têm uma série só deles (infelizmente!), mas já estão marcando presença em Sombra e Ossos, da Netflix. A série é uma adaptação da trilogia Grisha, mas nossos queridos Crows também dão as caras por lá. Nos livros, a trilogia Grisha rola anos antes de Six of Crows. Na segunda temporada da série, a galera foi à loucura com a aparição de um dos casais mais amados: Jesper Fahey e Wylan Van Eck (ou Wesper, pros íntimos!). É puro amor, ação e aquele caos que a gente adora!

 

Losers: Parte 1 - Harley Laroux (Autor), Naiara Chiquetto (Tradutor)


Livro: Losers - Harley Laroux
Idade de leitura: 18 anos ou mais

Sinopse: Era para eu ter tudo.


Fui rainha do baile de formatura, capitã das líderes de torcida, a abelha rainha mais cruel do ensino médio. Eu podia ter tudo que quisesse.


Menos eles. Os excluídos, os esquisitões, os maiores perdedores da escola: Manson, Jason, Lucas e Vincent. Nosso ódio mútuo não conseguiu nos manter afastados, nem quando cometi um erro que resultou na expulsão de Manson e me transformou em vilã para todos eles.


Uma noite devia ter sido suficiente.


Eu não ia conseguir resistir para sempre. Então, por uma noite, me entreguei aos homens que eu não deveria desejar e satisfiz todas as partes mais sombrias da minha alma. Mas algumas coisas foram feitas para continuarem no escuro. Seria uma noite só, e chega.


Nada além de um jogo.


Agora que a faculdade acabou, nossos mundos voltaram a colidir. Quatro homens dispostos a me compartilhar como seu brinquedinho até que minha dívida esteja paga. Mais um jogo para saciar meus desejos sinistros, com regras perversas que nos aproximam mais ainda. Mas todo jogo tem um fim.


E se, depois que estivermos quites e o jogo acabar, eu não quiser ir embora?


Embora não seja obrigatório, é recomendado ler a novela O Desafio antes de Losers.


Este livro é a parte 1 de um dueto.




 

Série: The Originals

Série The Originals

A série foca na família dos vampiros Originais e acompanha a história do perigoso híbrido vampiro/lobisomem Klaus em seu retorno a Nova Orleans.


Representatividade Bissexual em The Originals


Se você acompanha o site, já sabe que The Originals é uma das minhas séries favoritas da vida. E claro que eu não ia perder a chance de panfletar essa obra-prima! Além de toda a treta sobrenatural que a gente ama, The Originals ainda traz dois casais LGBTQIAP+ icônicos: Josh, um vampiro, e Aiden, um lobisomem; e Freya, uma bruxa poderosíssima, e Keelin, também lobisomem.



Cena de The Originals. Freya Mikaelson e Keelin

A Freya Mikaelson, pra quem não conhece, é a irmã mais velha dos vampiros originais e aparece pela primeira vez na segunda temporada. Ao contrário dos irmãos, Freya é uma bruxa (e se você quer saber como ela tem mais de mil anos sem ser vampira, vai ter que assistir – nada de spoilers aqui!). Ela tem alguns relacionamentos ao longo da série, mas é na quarta temporada que a gente vê ela se apaixonar pela Keelin!


Onde assistir?


 

Vermelho, branco e sangue azul – Casey McQuiston (Autor), Guilherme Miranda (Tradutor)


Livro: Vermelho, branco e sangue azul - Casey McQuiston

Sinopse: O que pode acontecer quando o filho da presidenta dos Estados Unidos se apaixona pelo príncipe da Inglaterra?


Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.


O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?




Filme de Vermelho, Branco e Sangue Azul vai ter sequência


Vermelho, Branco e Sangue Azul 2 está confirmado! O Prime Video anunciou que a sequência já está em produção.


Lançado em agosto de 2023, Vermelho, Branco e Sangue Azul narra o romance improvável entre o príncipe britânico Henry (Nicholas Galitzine) e Alex (Taylor Zakhar Perez), filho da presidenta dos EUA.


O filme original, disponível no Prime Video, é uma adaptação do best-seller de Casey McQuiston. Como o livro não possui uma sequência, uma possível continuação de Vermelho, Branco e Sangue Azul terá que expandir a história de Henry e Alex sem base em material literário.


Onde assistir?

 

Série: Grey's Anatomy


série Greys Anatomy

Sinopse: A série médica de enorme sucesso foca em um grupo de jovens médicos do Hospital Grace Mercy West, de Seattle, que começaram a carreira na própria instituição como residentes. Um dos jovens médicos que dá nome ao show, Meredith Grey, é filha de um famoso cirurgião. Meredith luta para manter as relações com seus colegas, especialmente o chefe do centro cirúrgico, Richard Webber, devido ao relacionamento que já existia entre os dois - Webber teve um caso com a mãe de Meredith na época em que ela era jovem.


Callie Torres


A personagem Callie Torres, interpretada por Sara Ramirez, começa a questionar sua sexualidade após conhecer a Dra. Erica Hahn (Brooke Smith), com quem eventualmente inicia um relacionamento. Esse marco representa um dos primeiros passos da série Grey's Anatomy em abordar questões de sexualidade com mais profundidade. No entanto, o relacionamento mais memorável de Callie foi com a Dra. Arizona Robbins (Jessica Capshaw), com quem teve uma longa e complexa história de amor. Juntas, as personagens enfrentaram desafios como casamento, maternidade e separação, consolidando Callie como uma das personagens bissexuais mais icônicas da televisão, contribuindo para uma representação mais ampla da diversidade sexual em séries de grande alcance.



A personagem Callie Torres, interpretada por Sara, foi uma das primeiras bissexuais a ser representada de forma consistente e positiva em uma série de televisão de grande audiência. A decisão de explorar a bissexualidade de Callie não foi aleatória: foi uma iniciativa da própria Sara Ramirez, que, sendo bissexual na vida real, propôs a ideia à criadora da série, Shonda Rhimes.


Onde assistir?

  • Disney+

 

Guia de Mecânica Celeste para Damas - Olivia Waite (Autor), Guilherme Miranda (Tradutor)


Livro: Guia de mecânica celeste para damas - Olivia Waite
Disponível no Kindle Unlimited

Sinopse: Assistir ao casamento de sua ex-amante não é uma experiência agradável, e Lucy Muchelney deseja estar em qualquer outro lugar do que na cidadezinha de Lyne. Quando recebe uma carta da condessa de Moth buscando um tradutor para um revolucionário artigo francês sobre astronomia, ela sabe aonde deve ir. Mas, ao aparecer na porta da casa da condessa, em Londres, esperava encontrar um desafio, não uma artista incompreendida capaz de tirar seu fôlego.


Catherine St. Day está ansiosa para desfrutar de uma vida pacata como viúva assim que concluir o legado científico de seu marido. Sua intenção era encontrar um tradutor e lhe passar a responsabilidade do projeto, mas ela fica intrigada pela jovem que bate à sua porta, implorando por uma chance, e deixa Lucy ficar. Mas, quando Catherine começa a se sentir atraída pela astrônoma apaixonada pelas estrelas, tudo em que acreditava sobre si mesma é posto à prova.


Pensamos que éramos satélites separados, mas não. Somos estrelas e, embora possamos brilhar separadamente, estaremos sempre na órbita uma da outra.

 

Heartstopper: Dois garotos, um encontro (vol. 1) – Alice Oseman (Autor), Guilherme Miranda (Tradutor)


Livro: Heartstopper - Alice Oseman

Sinopse: Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.


Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente ― e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.



Série na Netflix



A Netflix liberou o trailer tão esperado da terceira temporada de Heartstopper! Lançado nesta terça-feira (17), a prévia mostra os novos desafios que os personagens vão enfrentar nessa fase da vida.


O trailer foca principalmente na nova fase do relacionamento entre Nick (Kit Connor) e Charlie (Joe Locke), que anda super estressado, algo que Nick não deixou passar batido. Além deles, os outros amigos também estão lidando com mudanças importantes nesse novo capítulo.


Heartstopper, que é uma adaptação da HQ de Alice Oseman (que também criou a série), volta para a terceira temporada no dia 3 de outubro. As temporadas anteriores já estão disponíveis na Netflix.



Comments


Quem lê um livro vive mil vidas, quem não lê vive só uma. 

George R. R. Maritn 

  • Acompanhe a Mundos em Letras em outras plataformas!

©2024 por Mundos em Letras . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page