top of page

A leitura como aliada na saúde mental: setembro amarelo e o poder dos livros

Foto do escritor: Mundos em LetrasMundos em Letras

Atualizado: 3 de fev.


Ilustração de duas mãos dadas com flores em volta dos braços. No centro escrito "Setembro amarelo: campanha de prevenção ao suicídio" e no centro inferior "você não está só". Nas laterais tem duas ilustrações de flores amarelas

Neste Setembro Amarelo, é essencial falarmos sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A leitura é uma ferramenta poderosa para quem busca momentos de alívio, reflexão ou até mesmo fuga temporária dos desafios do dia a dia. Histórias de romance, fantasia e aventura não são apenas entretenimento, mas também uma forma de se conectar emocionalmente com personagens e situações que nos fazem sentir compreendidos.


Muitos estudos indicam que a leitura pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor. Ao mergulhar em uma boa história, o leitor cria uma pausa das preocupações, permitindo que a mente descanse. Além disso, livros podem ajudar a desenvolver empatia, proporcionando novos olhares sobre as relações humanas e fortalecendo nossa capacidade de lidar com os próprios sentimentos.


Mas, sabemos que nem sempre a literatura é suficiente. Se você ou alguém que você conhece estiver passando por um momento difícil, lembre-se: não há vergonha em pedir ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional de forma gratuita, 24 horas por dia, através do número 188 ou pelo site cvv.org.br.


Cuide-se, e se possível, cuide de quem está ao seu redor. Vamos juntos nessa campanha pela vida!


 


 
 
 

Comments


Quem lê um livro vive mil vidas, quem não lê vive só uma. 

George R. R. Maritn 

  • Acompanhe a Mundos em Letras em outras plataformas!

©2024 por Mundos em Letras . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page